EPISÓDIOS

1º episódio - Alasr Alzahaby


Nour e sua irmã Zahra participam de uma competição internacional de fotografia. Eles visitam seu tio Gênio Abkari para que ele ajude com os estudos sobre fotografia e, então, eles descobrem a nova invenção do tio: o portal da história; uma máquina do tempo que os leva de volta ao passado.


ASSISTIR!

2º episódio - Alhassan bin Alhaytham


Nour, sua irmã e seu tio viajam ao passado pelo portal da história para conhecer Ibn Al-Haytham. Eles são confundidos com espiões e acabam presos pelos guardas do cientista.


ASSISTIR!

3º episódio - Ibn Battuta parte 1


Nour e Zahra se preparam para uma viagem às pirâmides com o tio Gênio, mas o carro quebra. O tio tem a ideia de levá-los à era do famoso viajante árabe Ibn Battuta, para aprenderem sobre geografia mundial.


ASSISTIR!

4º episódio - Ibn Battuta parte 2


A máquina do tempo quebra e os leva aos lugares por onde esteve Ibn Battuta. Zahra está em perigo, pois está prestes a cair do topo de uma montanha. 


ASSISTIR!

5º episódio – Abbas Ibn Firnas


Nour, Zahra e seu amigo Ayman fazem pipas para brincar, mas Zahra não consegue fazer sua pipa voar e fica triste. O tio Gênio conta a eles sobre o inventor das leis da aviação, Abbas ibn Firnas e eles viajam no tempo para acompanhar o primeiro experimento de Ibn Firnas. 


ASSISTIR!

6º episódio - Al-Khwarizmi


Nour e Ayman descobrem que haverá uma pesquisa para descobrir a quantidade de pessoas que existem no Egito. Eles decidem contabilizar a população do bairro e desenham mapas. Zahra encontra dificuldades para desenhar e então, o tio Gênio os leva para conhecer o primeiro homem a desenhar um mapa, o cientista Al-khwarizmi. 


ASSISTIR!

7º episódio - Abd Al-Rahman Al-Jabarti Parte 1


Nour e Zahra vão à biblioteca e começam a discutir sobre livros antigos. Ao visitar o tio Gênio, eles embarcam em uma viagem para conhecer o grande historiador Abd al-Rahman al-Jabarti.


ASSISTIR!

8º episódio - Abd Al-Rahman Al-Jabarti Parte 2


O tio Gênio foge das forças policiais francesas durante uma batalha e Nour e Zahra acabam se perdendo. O historiador Abd al-Rahman al-Jabarti ajuda os irmãos a encontrarem o tio. 


ASSISTIR!

9º episódio - Ibn al-Shatir

 

Nour, Ayman e Zahra estão elaborando um trabalho para a feira de ciências. Ao verem o trabalho dos colegas de classe, eles percebem que podem melhorar o trabalho e decidem pedir ajuda ao tio Gênio, que os apresenta ao astrônomo Ibn al-Shatir.


ASSISTIR!

10º episódio – Os filhos de Musa


Ayman pede ajuda a Nour e Zahra para fazer um campo de futebol em um novo terreno. Ao ver que o amigo desenhou as medidas erradas, Nour vai buscar informações corretas com o tio Gênio. Eles então partem para uma aventura com os irmãos Banu Musa, três irmãos brilhantes em astronomia, mecânica e matemática.



ASSISTIR!

11º episódio - Ibn Roumieh


Um menino sofre com uma intoxicação alimentar e a vizinhança começa a levantar a questão da eficácia dos tratamentos com ervas medicinais e dos cuidados médicos no hospital. O tio Gênio então explica que o estudo das ervas medicinais também teve influência de um muçulmano: Ibn Roumieh.


ASSISTIR!

12º episódio - Taqi al-din Muhammad bin Maarouf


Dois homens brigam em uma cafeteria por conta de uma partida de futebol. Zahra fica confusa ao ouvi-los falar sobre “roubar os minutos” e a mãe e o irmão, Nour, explicam a ela que se trata dos minutos do jogo. Para falar sobre tempo de uma forma mais explicativa, o tio Gênio os leva para encontrar o importante inventor Muhammad ibn Ma'ruf, responsável por criar diversos tipos de relógios.



ASSISTIR!

13º episódio - Ali bin Al-Abbas Al-Ahwazi


Nour, Zahra e Ayman estão em um curso de anatomia e acabam sendo expulsos depois que Zahra dorme no meio da explicação. O tio Gênio então os leva para aprender mais sobre anatomia diretamente com o grande cientista Ali bin Abbas al-Ahwazi.


ASSISTIR!

 14º episódio - Abu Bakr al-Razi


Um menino se machuca e Zahra confunde pontos de costura de roupas com pontos feitos pelos médicos para fechar feridas expostas. Para ela entender melhor, o tio Gênio os leva para a era de Abū Bakr Al-Rāzī, que criou as linhas cirúrgicas.



ASSISTIR!

15º episódio - Ibn Ishaq Alquindi


Zahra e Nour conversam sobre música e mencionam o musicista Al-Kindi. Então, eles usam o portal da história para viajar no tempo e encontrar Al-Kindi.


ASSISTIR!

16º episódio - Abu Al-Rayhan Ahmed bin

Mohammed Al-Biruni


Zahra está interessada em estudar a gravidade. Então, Nour ele decide levá-la em uma viagem para encontrar Abu Rayhan Al-Biruni, que inventou o primeiro astrolábio cilíndrico que determinava as dimensões de objetos distantes da superfície da terra.


ASSISTIR!

17º episódio - Ibn Zahr al-Ishilly


Zahra está brava pois não gosta de vegetais. O tio Gênio então os leva em uma jornada na era de Ibn Zuhr, para que Zahra entenda a importância dos vegetais na prevenção de doenças.

ASSISTIR!

18º episódio - Jabir bin Hayyan


Nour, Zahra e Ayman inventam um novo dispositivo para a participação em uma nova competição científica da escola, mas a chuva e o vento destroem o dispositivo. Para ajudá-los a resolver o problema, o tio Gênio os leva para encontrar Jabir Ibn Hayyan. 


ASSISTIR!

19º episódio - Al-Idrisi


Zahra está com dificuldades para desenhar um mapa que seu professor lhe pediu. Para ensiná-la, Nour e o tio Gênio a levam em uma viagem para conhecer Muhammad Al-Idrisi, um dos fundadores da ciência da geografia.


ASSISTIR!

20º episódio - Ibn Sina


O tio Gênio fica doente e Nour e Zahra ficam preocupados. Eles decidem viajar no tempo para que o grande médico Ibn Sina ajude a tratar o tio e explique outras questões relacionadas à medicina. 


ASSISTIR!

21º episódio - Ibn Malka Al-Baghdadi


Duas crianças zombam de um homem com doença mental. O tio Gênio as repreende e pede a elas que se desculpem imediatamente. Com o acontecimento, o tio decide levar Nour e Zahra para conhecer Ibn Malka Al-Baghdadi, um importante médico que tratou diversas doenças mentais no século VI.


ASSISTIR!

22º episódio - Ziryab


O tio Gênio promete levar Nour e Zahra a um show, então, decide embarcar com eles em uma viagem à era de Ziryab, o cantor da era abássida que deixou grandes contribuições à música árabe e oriental.


ASSISTIR!

23º episódio - Mariam Al-Asturlabii


O tio Gênio, Nour e Zahra se perdem durante um passeio ao deserto. O tio então lembra de Mariam Al-Asturlabi, a astrônoma que inventou o astrolábio, e busca a ajuda dela para voltar para casa.


ASSISTIR!

24º episódio - Ismail Al-Jazari


Nour, Zahra e Ayman ganham flores, e pedem ajuda do tio Gênio para regarem da maneira correta. O tio então começa uma conversa sobre o desenvolvimento das máquinas de irrigação e conhecem o responsável pela criação delas: Ismail Al-Jazari.


ASSISTIR!

25º episódio - Ibn Al-Nafis


O tio Gênio conversa com as crianças sobre a importância da anatomia e cita o grande cientista Ibn Al-Nafis, descobridor do processo de circulação sanguínea.


ASSISTIR!

26º episódio - Bent Al-Mahamili


Zahra quer se tornar uma grande cientista. Ela, Nour, a mãe e o tio, começam a conversar sobre as mulheres muçulmanas que foram muito importantes na história acadêmica. O tio então os leva para conhecer uma delas: Bent Al-Mahamili.


ASSISTIR!

27º episódio - Abo Al-Qasim Al-Zahrawi


Ayman está com dor de dente. Nour e Zahra vão até o tio para pedir ajuda e ele os leva para ecnontrar Abo Al-Qasim Al-Zahrawi, o pai da cirurgia moderna.


ASSISTIR!

28º episódio - Nasir Al-Din Al-Tusi


O tio Gênio conta às crianças sobre Nasir Al-Din Al-Tusi, que foi o primeiro a fazer da trigonometria um ramo independente da matemática. 


ASSISTIR!

29º episódio - Abu Mansur Muvaffak Harawi


O tio Gênio leva Nour e Zahra à era de Abu Mansur Muvaffak Harawi, o fundador da química industrial.


ASSISTIR!

30º episódio - Ahmed Zewail


Após um erro no sistema, o portal da história magicamente teletransporta todos os cientistas para a casa do tio Gênio. Para corrigir o erro, eles pedem ajuda a Ahmed Zewail.


ASSISTIR!
Share by: