A FAMBRAS adquiriu os direitos de imagem para traduzir, dublar e veicular os trinta episódios da primeira temporada da série idealizada pela Academia de Pesquisa e Tecnologia Científica do Ministério da Educação Superior do Egito em parceria com a Associação de ex-alunos da Universidade Al-Azhar. A série será veiculada a partir de 13 de abril, dia previsto para começar o mês sagrado do Ramadan. Ao longo deste período tão especial para os muçulmanos, será disponibilizado um episódio por dia.
Num estúdio virtual especialmente preparado para a ocasião, estarão reunidas autoridades brasileiras e egípcias e todos os que querem celebrar, junto a FAMBRAS, esta importante parceria. Do Egito, estarão presentes Sua Eminência o Grande Imã de Al-Azhar, Dr. Ahmed Al-Tayeb; Mohamed Hussein Al-Mahrasawi, presidente da Universidade de Al-Azhar e vice-presidente da Organização Mundial para Graduados de Al-Azhar; Muhammad Al-Dhawini, Ministro de Al-Azhar; Wael Ahmed Kamal Aboulmagd, embaixador do Egito no Brasil; Osama Yassin, vice-presidente do Conselho de Administração da Organização Mundial para Graduados de Al-Azhar; Abdel Dayem Naseer, conselheiro do Sheikh de Al-Azhar e Secretário-Geral da Organização Mundial para Graduados de Al-Azhar; Nazeer Ayyad, Secretário-Geral da Academia de Pesquisa Islâmica; Mahmoud Saqr, presidente da Academia de Pesquisa Científica e de Tecnologia e Noha Abbas, editora-chefe da Revista Nour.
As autoridades brasileiras convidadas são Milton Ribeiro, ministro da Educação do Brasil; o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo; o bispo Aboune Aghason Anba Paul, líder da Igreja Copta Ortodoxa de São Marcos no Brasil; Júlio Serson, secretário de Relações Internacionais do Estado de São Paulo; Ale Youssef, secretário municipal de Cultura de São Paulo; Mohamed Hussein El Zoghbi, presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil e o Embaixador Antonio Patriota, embaixador do Brasil no Egito.
Para o presidente da FAMBRAS, Mohamed Hussein El Zoghbi, a parceria que possibilitou trazer a série ao Brasil merece, sim, ser celebrada em grande estilo. “Tanto a Academia de Pesquisa e Tecnologia Científica do Ministério da Educação Superior do Egito como a Associação de ex-alunos da Universidade Al-Azhar são dotadas de muito prestígio, o que muito nos orgulha”, revela. “Além disso, entendemos que as crianças e pré-adolescentes brasileiros precisam conhecer mais sobre a colaboração dada à civilização por cientistas e estudiosos islâmicos.E nada melhor do que o mês sagrado do Ramadan para fazer isto”.
“Nour e o Portal da História” conta as aventuras e descobertas do menino Nour, sua irmã Zahra e o tio Gênio – o inventor do Portal da História. Por este canal, o trio viaja no tempo e conhece de perto personalidades muçulmanas que se destacaram na história da civilização por suas contribuições à ciência, medicina e astronomia, entre outros campos.